sexta-feira, 18 de março de 2011

Animais em Extinção

O Brasil possui um ecossistema extremamente diversificado. São inúmeras as espécies que podem ser encontradas em território nacional. Elas estão espalhadas pela Amazônia, Pantanal, Mata Atlântica, dentre outras regiões.
Porém, algumas dessas espécies correm o risco de desaparecer literalmente. É que a lista de animais em extinção está aumentando cada vez mais, devido ao desmatamento, a caça, e outros fatores.
Tudo isso é devido á ação do homem, que a cada dia está invadindo o habitat desses animais, causando o risco de extinção desses animais, o que já aconteceu com várias espécies. Alguns países estão investindo para a proteção dessas espécies, até mesmo a reprodução em cativeiro, no entanto ainda é muito pouco ao que estamos vivendo atualmente.
A caça também é um dos problemas considerados, além de muitos outros que estão sendo combatidos, porém é necessária uma maior conscientização da população, para a preservação dessas espécies.
Aqui no Brasil, muitas espécies estão ameaçadas segundo o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). A fiscalização acontece, porém é muito pouco em relação ao que é necessário.
Tudo isso está afetando muito o nosso ecossistema, desequilibrando a natureza, principalmente o desmatamento. Vários estudos estão sendo realizados para minimizar os efeitos dessa extinção em nosso ecossistema. São centenas de trabalhadores empenhados e preocupados com a natureza.
Acredita-se que no Brasil existe cerca de 208 espécies de animais que estão ameaçadas, porém mais espécies poderão ser acrescentadas. Algumas espécies de plantas também estão ameaçadas, cerca de 107 espécies.
Triste a realidade desses bichinhos, e o pior é que a lista é muito maior, aí só estão os dez primeiros.
Claro que o culpado por isso acontecer é o ser humano, a única espécie racional do planeta.A lista de animais em extinção no Brasil só aumenta a cada dia, afinal, consciência ecológica não é prioridade para a grande maioria dos brasileros; uma pena, mas é verdade!
Não é apenas o Brasil, mas sim o mundo está perdendo inúmeras espécies de animais devido à ação do homem, sendo que são poucas as pessoas conscientizadas em ajudar a manter a fauna e flora brasileira, evitando assim a extinção e até mesmo o desparecimento de diversas espécies. A extinção e o desaparecimento de diferentes espécies de animas são quando a situação é irreversível, isto é, quando o último animal de uma determinada espécie morre, e é isso que vem acontecendo com inúmeras espécies na atualidade, pois os animais estão sofrendo com a evolução humana, e com isso o desequilíbrio no ecossistema e no habitat são grandes.
Quando ocorre de forma natural, a extinção de uma determinada espécie pode ocorrer devida as transformações climáticas, doenças, parasitas, mudanças de comportamento e por competições entre as espécies. Já quando extinção ocorre por motivos causais, os motivos são outros, como a alteração em seu habitat, captura ilegal, desmatamento e biopirataria. De acordo com uma lista divulgada recentemente, no Brasil cada vez mais são a quantidade de espécies em extinção, sendo que dentre a lista, encontram-se: a minhoca branca, a ararinha-azul, o maçarico-esquimó, a pereça, o minhocoçu gigante, a aruá-do-mato, o caracol gigante e a libélula.
Em todo o mundo já existem outras centenas de espécies em extinção e até mesmo extintas, sendo que para evitar este mal, cabe aos homens lutarem juntos contra o comércio ilegal e o desmatamento, para que assim o ecossistema não seja destruído e possa ser restaurado.
Vamos fazer a nossa parte e ajudar como for possível a fauna e flora do planeta. A conscientização é muito importante para que, num breve futuro, o ser humano também não entre em extinção. Enfim, a vida no nosso planeta está ameaçada e como nem tudo tem preço, vamos preservar o que ainda nos resta.
Confira a lista de Alguns animais

Tigre: Levantamento recentes mostram que existem menos de 3,2 mil tigres na natureza. Hoje, só restam apenas 7% de seu habitat natural, além disso, em várias partes da Ásia, são caçados porque partes de seu corpo são consideradas medicinais.

 Urso polar: Símbolo do aquecimento global, o urso polar está em decadência devido a perda de seu habitat causada pela elevação da temperatura do planeta.
Morsas: Também afetas pelo aquecimento global. Com o derretimento das geleiras, as morsas estão ficando cada vez mais sem comida.



Pinguim de Magalhães: Mais uma espécie afetada pelo aquecimento global. O aquecimento das correntes marítimas tem forçado os pinguins a nadarem cada vez mais longe para ahcar comida. Doze das 17 espécies de pinguim estão ameaçadas.



Tartaruga-gigante: Conhecida também como tartaruga-de-couro, elas são os maiores répteis do planeta e existem há mais de 100 milhões de anos. Porém, estimativas de cientistas mostram que há apenas 2,3 mil fêmeas no Oceano Pacífico, seu habitat natural. O aumento das temperaturas, a pesca predatória e de arrastão e a poluição tem ameaçado a procriação desses animais.


Atum azul: Encontrado nos oceanos Atlântico e Mediterrâneo está em perigo devido a pesca predatória. A proibição temporária de sua pesca, segunda cientistas, ajudaria a população de peixes a voltar a um equilíbrio. Mas você também pode ajudar diminuindo o consumo deste peixe, que é um dos principais ingredientes do sushi de boa qualidade.

 Gorila-das-montanhas: Existem apenas 720 animais vivendo nas florestas da África e outros 200 no Parque Nacional de Virunga, a maior área de preservação desta espécie.





Borboleta monarca: Mais uma vítima do aquecimento global. Elas vivem em florestas de pinheiros, área cada vez mais ameaçada pelo aumento da temperatura e ocupação humana crescente.




 Rinoceronte de Java: Existem apenas 60 indivíduos em seus habitat natural. É caçado de forma predatória, por ser usado para fins medicinais na Ásia, além de ter seu território reduzido devido a expansão de plantações. No Vietnã, antes o habitat dos rinocerontes, hoje abriga apenas 12 animais.

Panda: existem apenas 1,6 mil pandas. Estes simpáticos animais encontram-se ameaçados também devido a perda de seu habitat natural – as florestas chinesas. Existem mais de 20 áreas de proteção ambiental na China para proteger estes animais, metade deles vivem hoje em áreas protegidas ou em zoológicos.
Arara Azul : Assim como todas as 18 espécies de arara possui bico forte, língua carnosa e cauda longa em forma de espada.
São menos dotadas que os papagaios para a fala e conseguem aprender apenas algumas palavras isoladas.
 Hoje, a arara azul faz parte da lista de animais em extinção devido à caça e a destruição do meio ambiente.

Onça-pintada: É encontrada no Pantanal, e desapareceu da região por causa da caça ilegal e indiscriminada, já que sua pele tem grande cotações em dólares no mercado internacional.
Pica-pau-de-cara-amarela: Há poucos sobreviventes desta ave nas matas gaúchas, sendo que com o desmatamento, esta espécie perde a sua principal fonte de alimentação, as sementes das árvores.


Mico-leão-dourado: Devida a redução da Mata Atlântica, o mico-leão-dourado perdeu os eu habitat natural, no qual existem atualmente pouquíssimos animais desta espécie habitando reservas.



.